Espaço do Professor
Caro Professor,
Esse é o espaço dedicado a você, onde iremos sugerir idéias e métodos para composição de suas aulas. Estabelecemos a relação entre a história e os bens culturais, ou seja, os testemunohos, objetos ou marcas produzidos por agente naturais ou humanos. Inicialmente pode parecer estranho utilizar fontes além daquelas que estão veiculadas ao espaço da escola, como os livros didáticos, algumas imagens ou filmes, mas exercitando os processos cognitivos dos alunos chegaremos a resultados positivos.
Para muitos alunos a Escola é um lugar alheio, ou até local de excessão a todas as atividades de crianças e jovens, nos cabe enquanto educadores relacionar o cotidiano dos alunos ao conteúdo das aulas. Não basta trazer abstrações e reflexões se cada mente envolvida no processo da produção do conhecimento, não estiver ligada aquilo que está sendo discutido. Nossas fontes serão diversas: objetos, edificios, imagens, escritos, sítios, estruturas, paisagens, tradições, sons, obras de arte, videos. Esse conjuntos que está disposto no cotidiano de cada um dos alunos e professores. Esses objetos e marcas deixadas através do tempo pelos homens ou pelos processos naturais são instrumentos cognitivos de informação, ou então , valor estético, afetivo ou mesmo simbólico, por isso são objetos de estudo, cuidado, proteção manutenção, restauração, deleite pelas instituições e administrações públicas e privadas.
A seguir vamos reunir diversas metodologias de trabalho para levarmos essas fontes a sala de aula, cabe a todos nós enquanto educadores, e ainda estudantes de metodologias e didáticas de ensino, selecionar pontos que cabem a nosso espaço, considerando que a diversidade de alunos e de escolas leva a cada professor seguir aquilo que a conjuntura o permite.
Aguardamos carecidamente que pontos sejam acrescentados posteriormente a essas páginas através das experiências dos professores que entrarem em contato conosco. Cada ponto sugerido vem de leituras feitas por nós e indicadas nas referências bibliográficas, logo toda interpretação diferente é bem vinda para acrescentar mais a esse espaço.
Tópico: Espaço do Professor
Nenhum comentário foi encontrado.
