Quem Somos
O projeto Memórias Selecionadas nasceu como uma propostas de material didático para a disciplina História e Fontes Visuais, ministrada pela professora Zilda Iokoi no Departamento de História da FFLCH-USP. O mote principal deste trabalho é estabelecer uma visão crítica à concepção de São Paulo como carro chefe da nação, revendo a construção histórica estabelecida através dos anos e questionando sua relação com os bens culturais, usados e propagados pelas instituições e sujeitos que os tutelam e estudam.
O exercício de descontrução gerou diversos trabalhos e esse website é um deles, no qual nosso sub-tema trata de rever os usos e apropriações da figura do Bandeirate, herói, ou não, da construção e expansão de São Paulo. A questão posta aqui é sobre esse homem que perambulou no interior do Brasil em busca de ouro e indios. Seria ele um aventureiro, um herói? Ou seria eles bandidos e oportunistas? Se anailisarmos as figuras oficiais desses homens dispostas no espaço público da cidade ou em museus e instituções oficiais, por hora duvidaremos que aquelas figuras nobres poderiam, ou seriam, malfeitores, mas nossa prosposta aqui é questiona-los, variando nossas fontes de pesquisa, descobrindo os espaços vagos nessa história e pouco a pouco retirando as camadas que nos levam a um contraponto desta idéia. As memórias selecionadas são aquelas aderidas pelo discurso oficial para construir uma versão de história ideal, que caiba a ideologias e mecânismos de controle e poder.
Nossa prosposta é levar os contrapontos a sala de aula e instigar o senso críticos de nossos alunos, para aos poucos permitir que cada um deles estabeleça uma caminho para compreender a história, levando ao debate e a uma nova sintese de idéia. É válido concordar com a versão oficial, mas temos a consciencia que essas representação são carregadas de preconceitos e devem ser situadas em um campo histórico.
Agradeçemos desde já a todos os professores que colaborarem com suas propostas e experiências, pois esse trabalho é também uma versão, u ma coletânea de métodos, artigos, textos e caminhos, mas ainda sim é um trabalho disposto a receber e conhecer mais, questionar e debater, contrapor e ampliar.
